A Escola Navegantes nasceu da iniciativa de pessoas que sonham com uma educação de qualidade, que promova um ambiente e situações favoráveis à estimulação global das crianças. Nos aproximamos dos 10 anos de trabalho da Escola e ao longo desses anos temos promovido, por meio de experiências diversificadas, o contato com uma aprendizagem significativa aos envolvidos no processo de escolarização: crianças, professores, funcionários, familiares e comunidade.

Trabalhamos com a Pedagogia de Projetos, que incentiva o potencial investigativo das crianças, de forma a promover a sua construção da aprendizagem. Isso acontece por meio do desenvolvimento de pesquisas acerca de temas significativos para o grupo e nesse processo de pesquisa, todos têm a oportunidade de expor suas hipóteses, ideias, curiosidades, opiniões que encontram acolhida na escuta atenta dos educadores. Tudo isso favorece a compreensão da relação entre as diferentes áreas do conhecimento. Os educadores, por sua vez, ocupam um lugar de mediadores, estimulando e desafiando os estudantes de forma intencional e com clareza dos objetivos que pretende alcançar.

Nós da Escola Navegantes entendemos que a relação família-escola é de suma importância para o processo de escolarização. A parceria se consolida a medida que os familiares se sentem bem acolhidos e convidados a participar da vida escolar das crianças.
Busca-se valorizar os processos cognitivos, criativos, afetivos e sociais dos estudantes, oferecendo o maior número possível de possibilidades a eles para que, em suas singularidades, possam desenvolver suas diversas potencialidades, linguagens e saberes.
A equipe escolar tem como objetivo maior a construção de conhecimento. A partir disso, atua também na formação e promoção dos valores humanos, realizando esse trabalho em um ambiente organizado para propiciar encontro, acolhimento e partilha.