No Ensino Fundamental, alguns pontos importantes marcam a continuidade do trabalho já realizado pela Escola na Educação Infantil. Dentre eles, a valorização das ideias das crianças e o incentivo ao potencial investigador delas. Nessa etapa de Ensino o aprimoramento está relacionado à complexidade dos temas investigados e aprofundamento dos conceitos. O trabalho com projetos continua com um enfoque mais sistematizado e em diálogo com os conteúdos previstos para a faixa etária.

A atitude investigativa, dinâmica viva e intensa fazem parte do cotidiano do Ensino Fundamental aliando a construção de saberes, à formação, à promoção de valores humanos e ao desenvolvimento da cidadania.

Por meio da Pedagogia de Projetos, a criança entra em contato com conceitos significativos de forma processual e contextualizada, compreendendo que as diferentes áreas do saber estão interconectadas. Esse trabalho possibilita que a criança, em conjunto com os educadores, participe do planejamento, execução e avaliação da investigação, trazendo conhecimento prévio da própria vida/entorno e levantando hipóteses, exercitando assim a sua autoria. Os educadores têm uma escuta atenta e aberta, que incentiva a expressão dos estudantes. Como mediadores da aprendizagem, atuam com intencionalidade, incentivando que a criança faça novas conexões e aprofunde os temas investigados. Os educadores são responsáveis pelo planejamento do fio condutor do projeto que permitirá que ele vá além de aspectos informativos e possa aprofundar os conhecimentos de todos. Ele realiza uma previsão de objetivos, conteúdos e recursos que serão trabalhados e pesquisa fontes de informações que possam contribuir com as pesquisas.

A prática avaliativa caminha na lógica processual e reflexiva em busca de compreender o processo de escolarização como um todo. A avaliação acontece ao longo do processo de ensino aprendizagem e os instrumentos utilizados objetivam compreender o momento de aprendizagem de cada criança, suas potencialidades e desafios. A avaliação é vista também, como possibilidade dos educadores refletirem sobre o próprio trabalho e planejarem e replanejarem as ações educativas. Dentre os instrumentos utilizados nessa etapa de ensino estão: autoavaliação, atividades avaliativas individuais, atividades em grupo, trabalhos para casa, portifólios, dentre outros.